quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Diversidade Cidadã e Educação

Com o advento das novas tecnologias surge a EAD, oportunidade para muitos excluídos, por diversos motivos, dos processos tradicionais de ensino. A EAD, para nós professores, vem oportunizar formação continuada, estudo sistemático, disciplina, troca de experiências, reflexões e mudança de práticas.

O conteúdo oferecido pelo curso Educação para Diversidade e Cidadania apresentou importantes fundamentações que levam à reflexões e revisão de conceitos, valores e postura pessoal e profissional.

Todos os temas apresentados foram de extrema importância para construir e formar ou transformar conceitos e valores antes arraigados, mas, o tema Introdução Conceitual para Diversidade e Cidadania aparece como reflexão para estarmos receptivos a todos os outros conceitos apresentados pois além de dar parâmetros ao leitor sobre os fundamentos para a diversidade em educação, fala de valores educativos, direitos a educação e a convivência na diversidade.

O conteúdo teórico para os conceitos de uma educação dentro da diversidade cidadã trás tanto as diferenças culturais, quanto as sociais, colocando o leitor frente às reflexões entre as desigualdades e as diferenças entre os seres humanos e levando-o a perceber que as diferenças estão ligadas a conceitos e preconceitos e que o sujeito considerado diferente, é aquele que não se enquadra dentro dos paradigmas aceitos pela maioria da sociedade. Historicamente a sociedade formou seus modelos a custa de relações de poder e submissão. O diferente está relacionado com aceitação, e com o que estamos acostumados ou não. Já as desigualdades são produzidas materialmente, socialmente e em forma de preconceitos por meio das diferenças.
Referente aos direitos humanos, só o exercício da educação para diversidade é que pode mudar a postura das pessoas e fazer a diferença na vida de cada um, pois existe a lei que garante os direitos humanos, mas pouco conhecida e respeitada pelas pessoas. A escola apresenta fundamental função nesse papel, de educar para igualdade de direitos e propagar as leis, proporcionar reflexões críticas e preparar os indivíduos para igualdade de direitos sem preconceito.

Bibliografia:
Curso, Educação para Diversidade e Cidadania. Guia didático – Livro 2. EAD: 2009.

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