sábado, 27 de fevereiro de 2010

Algumas palavras sobre o vídeo: “Novas fronteiras da subjetivação”

Benilton Bezerra Jr. Em sua palestra no programa Café Filosófico CPFL fala sobre a formação do sujeito desde sua formação genética e a interiorização dos parâmetros sociais. Ele cita três aspectos que colocam as pessoas como sujeitos, começando pelo biológico e chegando ao desenvolvimento social. Por meio dessa palestra podemos perceber que o papel da escola na formação e desenvolvimento do sujeito é muito mais complexo, pois as pessoas são sensíveis a percepções ambientais mesmo que ainda não saiba atribuir sentidos a elas. Então a escola deve estar muito mais atenta as necessidades para formação dos sujeitos, como seres que saibam reconhecer e atribuir valores sociais a formação humana e ter consciência dos seus direitos e deveres sabendo situar-se no tempo e no espaço. Cabe a escola ainda trabalhar com esses valores e oferecer aos alunos condições de reflexão para desenvolvimento moral social dentro da sociedade.
Benilton ainda faz comparações da formação do sujeito dentro das diferentes sociedades e as características da modernidade atual. Ele coloca que a sociedade atual está abalando as fronteiras de subjetivação até hoje respeitadas, com a idéia de decomposição da legitimidade e as conseqüências positivas e negativas que vem desenvolvendo.
Esse vídeo é muito interessante confiram!

http://www.cpflcultura.com.br/video/integra-novas-fronteiras-da-subjetivacao-benilton-bezerra-jr-sao-paulo

BIBLIOGRAFIA: Café Filosófico CPFL, CPFLCULTURA. Evento do módulo Efeitos Psicológicos da crise. 27-05-2009, publicado em 09-11-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário